Enfim chegamos à conclusão de que a saúde não é só a física.
Inclui a saúde emocional, pois ambas, juntas, é que nos garante
qualidade de vida e paz de espírito. Estamos num momento
onde se busca maior conforto e equilíbrio
entre Carreira & Saúde.
Embora existam diversos ambientes corporativos, diferentes formas nos modelos de gestões de pessoas e culturas organizacionais, ainda há uma prática de buscar o sucesso profissional, não importando os custos e dificuldades que esses objetivos profissionais acarretam na qualidade de vida das pessoas. Não nego a condição da necessidade, muitas vezes, porém, optar pela submissão por tempo longo a certos ambientes e condições de trabalho conflitivos com as convicções e valores pessoais, colocam os profissionais diante de certa dose de sofrimento psíquico durante o exercício do cargo em função das pressões, volume de trabalho e cobranças exageradas por resultados.
Por outro lado, cada vez mais amplia-se a consciência por parte das empresas e dos profissionais de que a carreira e o exercício profissional precisam estar alinhados com outros elementos que compõem a estrutura de vida de cada profissional. Acredita-se que há grande convergência de opiniões que ambientes mais humanizados, colaborativos e harmoniosos, criam um nível de motivação mais autêntico e duradouro, transformando o trabalho em um espaço de prazer e satisfação. Aos poucos, estamos abandonando certos paradigmas e valores de sucesso a qualquer custo, pois esse modelo de pensamento de sucesso linear e isolado dos outros aspectos, somente apoiado no aspecto financeiro, não se mostrou bom e adequado para a saúde e qualidade de vida. Então, agora, os profissionais estão passando a priorizar os aspectos da vida pessoal e da família, priorizando e valorizando a saúde física e emocional. Com isso protegem-se mais das doenças tão discutidas e divulgadas atualmente, tais como depressão, ansiedades, síndrome do pânico, Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, etc. Aprender a respeitar os limites individuais, não só o biológico, mas o psicológico também, é agir com maturidade, pois priorizar a saúde e dedicar mais tempo à família é uma nova condição e desafio para todos. Ou seja, fazer escolhas mais saudáveis levando em consideração os aspectos analisados, vai ajudar muito numa vida mais tranquila e longeva.
Por um modelo mais saudável e maior valorização da vida e da saúde.
Agora mais do que nunca, estamos mais amadurecidos, conscientes e estamos aprendendo que a carreira profissional não pode comprometer nossa saúde. Trabalhar e alinhar a profissão aos valores pessoais e familiares garantem maior possibilidade de se ter saúde pessoal e bem-estar emocional.
Há de chegar o momento onde recusar certos trabalhos que não atendam a esses critérios pessoais, será algo normal, valorizado e rotineiro por parte dos profissionais, em especial pelas novas gerações. A performance das organizações será avaliada por outros critérios que não o da produtividade unicamente. Novos modelos de gestão de recursos humanos buscarão encontrar novos conceitos de trabalhos, processos mais humanizados, novas alternativas de convivência coletiva e novas ferramentas que auxiliem no alcance desse estágio e modelo de carreira e saúde psicológica.
Profissão, Família e bem estar
• • •
As mudanças de conceitos e suas práticas diárias sempre foram algo difícil e demorado. Não diferentemente para o tema em questão, a profissão, família e saúde foram considerados, até certo ponto dissociados entre si, sendo que cada aspecto era trabalhado de forma isolada, em separado e, muitas vezes, o sucesso profissional implica(va) no desconforto de um ou mais elementos dessa tríade. Novos tempos criam exigências de mudanças de paradigmas, buscam-se novas formas de relações profissionais e sociais fortalecendo um novo olhar que visa pensar mais holisticamente como integrar todos esses aspectos que compõem as várias faces da vida profissional, biológica, social e psicológica.
Alinhar profissão, família e bem estar é mais um desafio dos tempos atuais.
AUTOR: ROBERTO MONTI
PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL, COACHING DE CARREIRA E HEADHUNTER
MC CONSULTORIA & COACHING
E-MAIL: ROBERTO@MCRH.COM.BR